top of page

Risoto com linguiça e vinho tinto, um clássico do Piemonte, feito por um chef desta região




Na nossa campanha para você começar em casa a sua viagem à Itália, trazemos o passo a passo deste famoso prato, elaborado com exclusividade por Andrea Picotti, uma referência da cozinha piemontesa

O chef Andrea Picotti (foto: Divulgação)


Antes de explorar, dentro da cozinha do chef Andrea Picotti, alguns sabores do Piemonte, vale um aviso rápido: na quarta (dia 27), publicamos mais um roteiro da nossa série Comece em casa a sua viagem à Itália. Nele, viajamos, virtualmente, pelas regiões do Piemonte e Valle d'Aosta, fazendo o mesmo percurso que estava programado no nosso catálogo. Além de informações históricas das paradas e muitas fotos, oferecemos alguns extras, como uma playlist, vídeos e indicações de comida, filmes e livros relacionados às duas regiões já citadas (se você ainda não viu, basta acessar esse link).


De volta ao tema deste post, tivemos a honra e o privilégio de receber um vídeo exclusivo de Andrea Picotti, produzido na cozinha da casa dele e direcionado aos nossos seguidores. Chef e sommelier profissional, ele elabora uma das mais conhecidas receitas da sua região. O risotto alla salsiccia e vino rosso (risoto com linguiça e vinho tinto, em português) está tão associado ao Piemonte que poderia ser identificado, também, como um risoto à piemontesa. Em território brasileiro, porém, tal denominação sempre merece uma ressalva: o preparo detalhado por Andrea tem muito pouco a ver com o arroz ou risoto à piemontesa, criado no universo das cantinas paulistanas e feito com arroz agulhinha, creme de leite e cogumelo paris – alguns endereços ainda incorporam ervilha e presunto ao prato. Em sua origem, essa versão nacional certamente fez remissão ao Piemonte pela sua grande produção de arroz, como os tipos arbório e carnaroli, que emprestam cremosidade aos risotos. Na Itália, stricto sensu, o tradiconal “alla piemontese” é feito com funghi porcini e miúdos de vitelo ou “in bianco”, com cebola, caldo vegetal, vinho branco, queijo e manteiga. A região no Norte da Itália ainda tem outros pratos bem conhecidos neste segmento de primi piatti, como o risotto al barolo e o risotto al castelmagno (queijo típico). No caso do risotto alla salsiccia e vino rosso, o mais popular entre as famílias piemontesas, dois ingredientes locais entram no preparo e deixam o resultado muito saboroso: linguiça e vinho barbera. Buon appetito!



SOBRE O CHEF


Andrea Picotti

Ao lado do pai, Giuseppe, e de Alessandro, seu irmão, Andrea é responsável pela cozinha do D'La Picocarda, charmoso restaurante em Barge, no interior do Piemonte. A presença constante da família é complementada pela irmã Francesca, que prepara as sobremesas, e da mãe Caterina, que comanda o atendimento no salão. O patriarca Giuseppe, com mais de 45 anos de profissão, transmitiu aos filhos o amor pela cozinha. Andrea aprendeu com a convivência familiar a importância de fazer o melhor a cada dia e colocar a paixão dentro de cada prato. No ano passado ainda incluiu em seu curriculum o título de sommelier profissional. Em São Paulo, já participou de três edições da Settimana della Cucina Regionale Italiana, nos anos de 2013, 2015 e 2018.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page