top of page

três gerações de trabalho em prol
do turismo e da satisfação dos nossos clientes

Tudo começou em agosto de 1949, quando o italiano Fortunato Polvani alugou um antigo armazém de secos e molhados, no número 359 da Rua 25 de Mayo, em Buenos Aires, para transformá-lo em uma operadora de turismo. Assim nasceu a Polvani Tours, a primeira empresa da Argentina a realizar excursões à Europa com recursos próprios.

Em 1950, a Organización Polvani já apresentou um extraordinário movimento de passageiros para o Velho Continente, na maioria peregrinos atraídos pela celebração do Ano Santo, o primeiro após a Segunda Grande Guerra Mundial. No ano seguinte, foi inaugurado o escritório de Gênova, cidade que, na época, foi estrategicamente escolhida por abrigar o principal porto de chegada de navios transatlânticos – e onde, até hoje, está localizada a sede central da Polvani Tours.

Eram outros tempos. Ainda não existiam autoestradas e as rodovias da Europa ressentiam as destruições provocadas pela guerra. Naquela época, os tours tinham uma duração média de 60 a 90 dias, aos quais eram acrescidos 30 dias de viagem de ida e volta de navio. A situação mudou bastante ao longo destes 75 anos de atividades ininterruptas. Atualmente, as viagens transoceânicas duram poucas horas em velozes aviões a jato, a oferta de vôos internacionais é cada vez maior e a modernização dos transportes terrestres facilitaram a vida do passageiro, que reduziu o período de estadia no exterior e aumentou a frequência de suas viagens.

A Polvani Tours, que abriu seu escritório brasileiro em 1953 – primeiro no Rio e, depois, em São Paulo, também mudou e se adaptou aos novos tempos. Mas jamais deixou de seguir os princípios básicos de trabalho deixados pelo Comendador Fortunato e pelo seu filho Giancarlo Polvani: oferecer serviços de qualidade, cumprir fielmente com o prometido e ouvir sempre a opinião dos turistas. Marco e Fortunato Polvani, netos do fundador, que assumiram a direção da empresa no final de 2001, fazem questão de manter a mesma linha de atuação, privilegiando a ética profissional e o respeito aos clientes e às empresas que nos confiam a realização de congressos e eventos.


Nós da Polvani Tours do Brasil temos orgulho de fazer parte desta história e trabalhamos com prazer para manter a tradição e o prestígio de uma empresa respeitada em todo o mundo.
 

Gerardo Landulfo

Diretor da Polvani Tours do Brasil

Linha do Tempo

1949

O italiano Fortunato Polvani aluga um antigo armazém de secos e molhados na Rua 25 de Mayo, no centro de Buenos Aires, para criar a primeira operadora de turismo argentina a realizar viagens à Europa com recursos próprios.

Polvani_Logo Retrô.png
Polvani_1949_Versão_site.png

Logotipo histórico da Polvani; Escritório de Buenos Aires no início de operação; e Fortunato Polvani no Terrazza Martini, em Gênova.

Fotos da página: Arquivo Polvani

fortunato-polvani-falando-com-motorista-

1951

Com o sucesso obtido desde o início da atividade e o aumento das excursões e vendas de passagens marítimas, Fortunato Polvani volta para a Itália e se estabelece em Gênova, onde abre um escritório para receber os turistas, transformando-o na nova sede da empresa.

1953

A Polvani chega ao Brasil, primeiro no Rio de Janeiro, onde inaugura um pequeno escritório em uma sala alugada na Avenida Presidente Vargas. Quatro anos mais tarde é a vez de São Paulo, instalando-se posteriormente em sedes próprias diante do crescimento do mercado brasileiro.

primeiro-escritorio-polvani-no-rio-de-ja

Primeiro endereço da Polvani no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro (1953)

1957

Nascem os “Polvanitos”, reboques que transportavam malas e superavam a capacidade dos bagageiros dos ônibus. Na época, as excursões tinham uma duração média de 60 dias, aos quais deveriam ser acrescidos outros 30 para as travessias de ida e volta de navio.

interior-onibus-polvani-anos-50.jpg
polvanito-em-genova.jpg

Interior de um ônibus Polvani nos anos 50 e o "Polvanito", reboque para transporte de malas

1968

Com o crescente aumento de circuitos em ônibus pela Europa e das chegadas dos passageiros em aviões, principalmente pelo aeroporto de Madri, a Polvani abre o escritório na capital espanhola, desde então dirigido por Alfio Sensi.

 

1971

A Polvani se torna o primeiro operador de turismo do mercado latino-americano a obter autorização para realizar circuitos pelo Leste Europeu e Rússia com guias acompanhantes, motoristas e ônibus próprios.

bus-polvani-com-guia-e-motorista-na-plac

Motoristas na Place Vendôme, em Paris, e grupo Polvani nos Alpes, em território austríaco

Onibus_da_Polvani_Alpes_Áustria_Anos_60.

1984

O departamento de viagens personalizadas conquista cada vez mais espaço na empresa, com uma estrutura formada por profissionais e motoristas de alto nível. Um Chrysler Imperial e outros automóveis de luxo faziam parte da frota.

 

1988

Depois de trabalhar por muitos anos na filial de Buenos Aires, Giancarlo Polvani assume a direção da empresa com a aposentadoria do pai, Fortunato, que ainda manteve sua sala e frequentou os escritórios da Via Fieschi até nos deixar, em 1994.

FOTO POLVANI TOURS.tif

Marco Polvani, Gerardo Landulfo e o saudoso Giancarlo Polvani na entrada de uma antiga sede paulistana da empresa, em 1993

1995

Quatro aviões (dois da Alitalia e dois da Varig) são contratados para levar mais de mil passageiros para um cruzeiro pela Itália a bordo do Costa Classica, fretado com exclusividade para a VIII Cenassobrav da Associação Brasileira dos Distribuidores Volkswagen.

Navio Cenassobrav_1995.jpg

O navio Costa Classica em 1995

2001

A empresa chega à sua terceira geração, sob o comando de Fortunato e Marco Polvani, netos do fundador e filhos do inesquecível Giancarlo. Com os ensinamentos deixados por eles, superam a crise do setor de turismo ocasionada pelo trágico atentado às Torres Gêmeas.

Marco e Fortunato Polvani.png

Marco e Fortunato Polvani

2002

A Polvani aumenta a oferta de viagens temáticas, com destaque para o turismo gastronômico. Um dos primeiros programas contemplava o interior do Piemonte, até então pouco conhecido e, atualmente, um dos destinos mais procurados por quem gosta de comer e beber bem.

Barolo_Piemonte.jpg

A cidade de Barolo, no Piemonte

2011

O luxuoso navio Mariner, da Regent Seven Seas, é fretado para a sétima convenção da Abracaf, a sexta consecutiva realizada pela Polvani. A viagem começa em Istambul e termina em Atenas, com escalas nas Ilhas Gregas. Em Mykonos, foi apresentado o novo Fiat Palio.

2012

O Autódromo de Modena é alugado com exclusividade para a pilotagem de carros da Ferrari, um dos pontos altos da viagem de incentivo organizada pela Polvani para a Continental Pneus. Os premiados foram homenageados com um jantar de gala na Villa D’Este, Lago de Como.

2012-continental-ferrari.jpg

Evento da Continental Pneus no  Autódromo de Modena, Itália

2015

As rodovias da Alemanha são palco de um extraordinário test-drive organizado com a participação da Polvani. Percorrendo estradas secundárias e uma das famosas Autobahns (sem limite de velocidade), convidados da Audi testam a sua linha RS, composta por automóveis com mais de 300 cavalos de potência.

2017

A Assobrav comemora 45 anos com uma “viagem ao futuro” organizada pela Polvani. E leva seus associados à Die Glaserne Manufaktur, a fábrica de vidro, em Dresden. Demonstrando seu compromisso com a mobilidade e sustentabilidade, a Volkswagen apresenta o Golf elétrico.

Volkswagen_Golf_Elétrico.jpg

Visita a Dresden

com o grupo da Volkswagen e  o test-drive da
Audi, ambos
na Alemanha

Audi_Alemanha.jpg

2019

A Polvani completa 70 anos de atividades ininterruptas.

polvani70anos.png

Logotipo comemorativo dos 70 anos da Polvani

2020 a 2022

Durante a pandemia da Covid-19, quando o segmento de turismo atravessou um dos seus piores momentos, a Polvani colaborou para manter ativa a conexão cultural entre Brasil e Itália. Neste período, ela seguiu sua parceria com o Consulado Geral da Itália em São Paulo na organização e realização anual da Settimana della Cucina Regionale Italiana. O evento gastronômico italiano mais amplo do Brasil traz 20 chefs daquele país, responsáveis por elaborar menus das 20 regiões da Bota em duas dezenas de restaurantes paulistanos.

Logo Settimana 2022_Com edição, tagline e datas.jpg

Os 10 anos da Settimana foram celebrados  na edição de 2022

2021

A Polvani é escolhida a operadora responsável pela 10ª Convenção Internacional da ABRACAF (Associação Brasileira dos Concessionários de Automóveis Fiat) em Dubai, entre 13 e 20 de novembro.

Abracaf Dubai

Convenção da ABRACAF:

operadora oficial em Dubai

2023

Da união entre Polvani e Augustus Turismo nasce a Eventi Italia. Trata-se de uma frente extra destas duas tradicionais operadoras para planejar e realizar eventos italianos no Brasil e eventos para brasileiros na Itália.

Logo_Eventi Italia_Final.png

Eventi Italia: a marca que sela uma parceria  na área de eventos entre Polvani Tours e Augustus Turismo

2024

A Polvani completa 75 anos em um momento especial para a comunidade de ítalo-descendentes no Brasil: o marco dos 150 anos do início da Grande Imigração Italiana para o nosso país e o lançamento, por parte do governo italiano, de um projeto incentivando o Turismo delle Radici (Turismo das Raízes). Nesse contexto, a Polvani lança dois roteiros novos que envolvem regiões no Norte e no Sul da Itália: Triveneto e Meridione. Neles, nossos clientes têm a oportunidade de conhecer ou revisitar a(s) localidade(s) de origem de seus ancestrais em passeios opcionais desses tours.

Logo_150 anos da Imigração_Português.png

Logotipo lançado pela Embaixada da Itália no Brasil em comemoração aos 150 anos de imigração italiana

bottom of page