três gerações de trabalho em prol
do turismo e da satisfação dos nossos clientes
Tudo começou em agosto de 1949, quando o italiano Fortunato Polvani alugou um antigo armazém de secos e molhados, no número 359 da Rua 25 de Mayo, em Buenos Aires, para transformá-lo em uma operadora de turismo. Assim nasceu a Polvani Tours, a primeira empresa da Argentina a realizar excursões à Europa com recursos próprios.
Em 1950, a Organización Polvani já apresentou um extraordinário movimento de passageiros para o Velho Continente, na maioria peregrinos atraídos pela celebração do Ano Santo, o primeiro após a Segunda Grande Guerra Mundial. No ano seguinte, foi inaugurado o escritório de Gênova, cidade que, na época, foi estrategicamente escolhida por abrigar o principal porto de chegada de navios transatlânticos – e onde, até hoje, está localizada a sede central da Polvani Tours.
Eram outros tempos. Ainda não existiam autoestradas e as rodovias da Europa ressentiam as destruições provocadas pela guerra. Naquela época, os tours tinham uma duração média de 60 a 90 dias, aos quais eram acrescidos 30 dias de viagem de ida e volta de navio. A situação mudou bastante ao longo destes 75 anos de atividades ininterruptas. Atualmente, as viagens transoceânicas duram poucas horas em velozes aviões a jato, a oferta de vôos internacionais é cada vez maior e a modernização dos transportes terrestres facilitaram a vida do passageiro, que reduziu o período de estadia no exterior e aumentou a frequência de suas viagens.
A Polvani Tours, que abriu seu escritório brasileiro em 1953 – primeiro no Rio e, depois, em São Paulo, também mudou e se adaptou aos novos tempos. Mas jamais deixou de seguir os princípios básicos de trabalho deixados pelo Comendador Fortunato e pelo seu filho Giancarlo Polvani: oferecer serviços de qualidade, cumprir fielmente com o prometido e ouvir sempre a opinião dos turistas. Marco e Fortunato Polvani, netos do fundador, que assumiram a direção da empresa no final de 2001, fazem questão de manter a mesma linha de atuação, privilegiando a ética profissional e o respeito aos clientes e às empresas que nos confiam a realização de congressos e eventos.
Nós da Polvani Tours do Brasil temos orgulho de fazer parte desta história e trabalhamos com prazer para manter a tradição e o prestígio de uma empresa respeitada em todo o mundo.
Gerardo Landulfo
Diretor da Polvani Tours do Brasil
Linha do Tempo
1949
O italiano Fortunato Polvani aluga um antigo armazém de secos e molhados na Rua 25 de Mayo, no centro de Buenos Aires, para criar a primeira operadora de turismo argentina a realizar viagens à Europa com recursos próprios.
Logotipo histórico da Polvani; Escritório de Buenos Aires no início de operação; e Fortunato Polvani no Terrazza Martini, em Gênova.
Fotos da página: Arquivo Polvani
1951
Com o sucesso obtido desde o início da atividade e o aumento das excursões e vendas de passagens marítimas, Fortunato Polvani volta para a Itália e se estabelece em Gênova, onde abre um escritório para receber os turistas, transformando-o na nova sede da empresa.
1953
A Polvani chega ao Brasil, primeiro no Rio de Janeiro, onde inaugura um pequeno escritório em uma sala alugada na Avenida Presidente Vargas. Quatro anos mais tarde é a vez de São Paulo, instalando-se posteriormente em sedes próprias diante do crescimento do mercado brasileiro.
Primeiro endereço da Polvani no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro (1953)
1957
Nascem os “Polvanitos”, reboques que transportavam malas e superavam a capacidade dos bagageiros dos ônibus. Na época, as excursões tinham uma duração média de 60 dias, aos quais deveriam ser acrescidos outros 30 para as travessias de ida e volta de navio.
Interior de um ônibus Polvani nos anos 50 e o "Polvanito", reboque para transporte de malas
1968
Com o crescente aumento de circuitos em ônibus pela Europa e das chegadas dos passageiros em aviões, principalmente pelo aeroporto de Madri, a Polvani abre o escritório na capital espanhola, desde então dirigido por Alfio Sensi.
1971
A Polvani se torna o primeiro operador de turismo do mercado latino-americano a obter autorização para realizar circuitos pelo Leste Europeu e Rússia com guias acompanhantes, motoristas e ônibus próprios.
Motoristas na Place Vendôme, em Paris, e grupo Polvani nos Alpes, em território austríaco
1984
O departamento de viagens personalizadas conquista cada vez mais espaço na empresa, com uma estrutura formada por profissionais e motoristas de alto nível. Um Chrysler Imperial e outros automóveis de luxo faziam parte da frota.
1988
Depois de trabalhar por muitos anos na filial de Buenos Aires, Giancarlo Polvani assume a direção da empresa com a aposentadoria do pai, Fortunato, que ainda manteve sua sala e frequentou os escritórios da Via Fieschi até nos deixar, em 1994.
Marco Polvani, Gerardo Landulfo e o saudoso Giancarlo Polvani na entrada de uma antiga sede paulistana da empresa, em 1993
1995
Quatro aviões (dois da Alitalia e dois da Varig) são contratados para levar mais de mil passageiros para um cruzeiro pela Itália a bordo do Costa Classica, fretado com exclusividade para a VIII Cenassobrav da Associação Brasileira dos Distribuidores Volkswagen.
O navio Costa Classica em 1995
2001
A empresa chega à sua terceira geração, sob o comando de Fortunato e Marco Polvani, netos do fundador e filhos do inesquecível Giancarlo. Com os ensinamentos deixados por eles, superam a crise do setor de turismo ocasionada pelo trágico atentado às Torres Gêmeas.
Marco e Fortunato Polvani
2002
A Polvani aumenta a oferta de viagens temáticas, com destaque para o turismo gastronômico. Um dos primeiros programas contemplava o interior do Piemonte, até então pouco conhecido e, atualmente, um dos destinos mais procurados por quem gosta de comer e beber bem.
A cidade de Barolo, no Piemonte
2011
O luxuoso navio Mariner, da Regent Seven Seas, é fretado para a sétima convenção da Abracaf, a sexta consecutiva realizada pela Polvani. A viagem começa em Istambul e termina em Atenas, com escalas nas Ilhas Gregas. Em Mykonos, foi apresentado o novo Fiat Palio.
2012
O Autódromo de Modena é alugado com exclusividade para a pilotagem de carros da Ferrari, um dos pontos altos da viagem de incentivo organizada pela Polvani para a Continental Pneus. Os premiados foram homenageados com um jantar de gala na Villa D’Este, Lago de Como.
Evento da Continental Pneus no Autódromo de Modena, Itália
2015
As rodovias da Alemanha são palco de um extraordinário test-drive organizado com a participação da Polvani. Percorrendo estradas secundárias e uma das famosas Autobahns (sem limite de velocidade), convidados da Audi testam a sua linha RS, composta por automóveis com mais de 300 cavalos de potência.
2017
A Assobrav comemora 45 anos com uma “viagem ao futuro” organizada pela Polvani. E leva seus associados à Die Glaserne Manufaktur, a fábrica de vidro, em Dresden. Demonstrando seu compromisso com a mobilidade e sustentabilidade, a Volkswagen apresenta o Golf elétrico.
Visita a Dresden
com o grupo da Volkswagen e o test-drive da
Audi, ambos
na Alemanha
2019
A Polvani completa 70 anos de atividades ininterruptas.
Logotipo comemorativo dos 70 anos da Polvani
2020 a 2022
Durante a pandemia da Covid-19, quando o segmento de turismo atravessou um dos seus piores momentos, a Polvani colaborou para manter ativa a conexão cultural entre Brasil e Itália. Neste período, ela seguiu sua parceria com o Consulado Geral da Itália em São Paulo na organização e realização anual da Settimana della Cucina Regionale Italiana. O evento gastronômico italiano mais amplo do Brasil traz 20 chefs daquele país, responsáveis por elaborar menus das 20 regiões da Bota em duas dezenas de restaurantes paulistanos.
Os 10 anos da Settimana foram celebrados na edição de 2022
2021
A Polvani é escolhida a operadora responsável pela 10ª Convenção Internacional da ABRACAF (Associação Brasileira dos Concessionários de Automóveis Fiat) em Dubai, entre 13 e 20 de novembro.
Convenção da ABRACAF:
operadora oficial em Dubai
2023
Da união entre Polvani e Augustus Turismo nasce a Eventi Italia. Trata-se de uma frente extra destas duas tradicionais operadoras para planejar e realizar eventos italianos no Brasil e eventos para brasileiros na Itália.
Eventi Italia: a marca que sela uma parceria na área de eventos entre Polvani Tours e Augustus Turismo
2024
A Polvani completa 75 anos em um momento especial para a comunidade de ítalo-descendentes no Brasil: o marco dos 150 anos do início da Grande Imigração Italiana para o nosso país e o lançamento, por parte do governo italiano, de um projeto incentivando o Turismo delle Radici (Turismo das Raízes). Nesse contexto, a Polvani lança dois roteiros novos que envolvem regiões no Norte e no Sul da Itália: Triveneto e Meridione. Neles, nossos clientes têm a oportunidade de conhecer ou revisitar a(s) localidade(s) de origem de seus ancestrais em passeios opcionais desses tours.
Logotipo lançado pela Embaixada da Itália no Brasil em comemoração aos 150 anos de imigração italiana