top of page

A polenta à valdostana, um ícone do Valle d'Aosta, feita por um chef desta região




Na nossa campanha para você começar em casa a sua viagem à Itália, trazemos o passo a passo deste clássico italiano, elaborado com exclusividade por Paolo Bertholier, referência da cozinha valdostana

O chef Paolo Bertholier (foto: Divulgação)


Antes de explorar, dentro da cozinha do chef Paolo Bertholier, alguns sabores do Valle d'Aosta, vale um aviso rápido: na quarta (dia 27), publicamos mais um roteiro da nossa série Comece em casa a sua viagem à Itália. Nele, viajamos, virtualmente, pelas regiões do Piemonte e Valle d'Aosta, fazendo o mesmo percurso que estava programado no nosso catálogo. Além de informações históricas das paradas e muitas fotos, oferecemos alguns extras, como uma playlist, vídeos e indicações de comida, filmes e livros relacionados às duas regiões já citadas (se você ainda não viu, basta acessar esse link).


De volta ao tema deste post, tivemos a honra e o privilégio de receber um vídeo exclusivo de Paolo Bertholier, produzido na cozinha da casa dele e direcionado aos nossos seguidores. Chef, consultor e degustador de queijos da ONAF (Organizzazione Nazionale Assaggiatori Formaggi), ele elabora uma receita-símbolo da sua região, o Valle d'Aosta. A polenta alla valdostana é conhecida também como concia, palavra derivada de acconciata, que pode ser poeticamente traduzida como “embelezada”. Esse banho de formosura – e de muito sabor – vem exatamente do acréscimo, na receita, do queijo valdostano mais famoso, o fontina (leia mais sobre ele na seção Piemonte e Valle d'Aosta à mesaneste post). Um preparo similar pode ser encontrado em outras regiões italianas, com a utilização de diversos queijos, mas nenhum com a mesma cremosidade do fontina. No Brasil é mais comum encontrar o fontal, originário do Piemonte. Há, também, uma versão nacional, que não derrete como a original, mas pode ser utilizada na preparação desta polenta. Sem dúvida, trata-se de um prato fantástico para esquentar o estômago e a alma nas noites frias que teremos pela frente. Buon appetito!



SOBRE O CHEF


Paolo Bertholier

O experiente chef tem no seu currículo passagens por cozinhas de hotéis cinco estrelas, inclusive no Brasil, onde trabalhou por dois anos no Sheraton do Rio de Janeiro. Também atuou na França, Suíça, Alemanha e Toscana. A partir de 2005, concentrou suas atividades no Valle D’Aosta, sua terra natal, tornando-se uma referência na gastronomia da região. Nesse período, esteve à frente da cozinha do hotel Nira Montana de La Thuile até 2018. Responsável pela formação de muitos jovens chefs, Paolo atualmente presta consultoria a empresas do setor alimentício. Também é degustador de queijos da ONAF (Organizzazione Nazionale Assaggiatori Formaggi). De 2016 a 2018, o chef foi o representante da culinária do Valle d'Aosta em três edições da Settimana della Cucina Regionale Italiana, em São Paulo.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page