top of page

Um preparo típico de Abruzzo, o timballo alla teramana, numa versão do chef Alessio Marrangoni




Como parte da nossa campanha para você começar em casa a sua viagem à Itália, trazemos o passo a passo de uma receita feita com exclusividade por Alessio Marrangoni, referência da cozinha de Abruzzo

O chef Alessio Marrangoni (foto: Divulgação)


Antes de explorar, na cozinha do chef Alessio Marrangoni, alguns sabores de Abruzzo, vale um aviso rápido: no dia 18 (segunda), publicamos mais um roteiro da nossa série Comece em casa a sua viagem à Itália. Nele, viajamos, virtualmente, pelas regiões de Marche e Abruzzo, fazendo o mesmo percurso que estava programado no nosso catálogo. Além de informações históricas das paradas e muitas fotos, oferecemos alguns extras, como uma playlist, vídeos e indicações de comida, filmes e livros relacionados às duas regiões já citadas (se você ainda não viu, basta acessar esse link).


De volta ao tema deste post, tivemos a honra e o privilégio de receber um vídeo exclusivo de Alessio Marrangoni, produzido na cozinha da casa dele e direcionado aos nossos seguidores. Integrante da equipe de cozinha do Borgo Spoltino, restaurante na província de Teramo, o chef elabora uma torta típica de Abruzzo. No lugar de massa convencional, o recheio deste preparo é envolto por crepes, as scrippelle, muito associadas às mesas da região de Teramo. A receita mais comum com esse tradicional ingrediente abruzzese leva o nome de scrippelle 'mbusse. Trata-se de crepes enrolados, sem recheio, banhados com caldo de carne e servidos com queijo parmesão ralado. O timballo alla teramana, escolhido por Alessio, é o prato local do domingo ou do dia de festa. O termo timballo remete a timbal, um instrumento musical de percussão e, na cozinha italiana, também pode ser associado a preparos chamados de pasticcio, elaborados com ingredientes variados e misturados. Como Alessio explica no início do vídeo, o recheio mais comum da receita alla teramana incluiria as pallottine (pequenas almôndegas de carne com molho de tomate). Ele preferiu nos ensinar uma versão "in bianco" (sem carne e tomate), recheada com hortaliças da estação e queijo. Buon appetito!



SOBRE O CHEF


Alessio Marrangoni

O jovem chef, de apenas 25 anos, é filho do inesquecível Gabriele Marrangoni, um profissional da cozinha que viajava o mundo para promover a cultura gastronômica de Abruzzo. Com a morte precoce de Gabriele, no fim de 2017, Alessio assumiu o seu lugar no Borgo Spoltino, na província de Teramo, onde, entre colinas cercadas de oliveiras, é cultivada uma grande parte das verduras e legumes utilizados no restaurante. Antes de começar sua carreira ao lado do pai, o jovem chef ganhou experiência em outras casas da região e passou quase um ano em Florianópolis (SC), onde atuou no Divino Gastroclub, em 2014. Com o intuito de dar continuidade ao trabalho de Gabriele, considerado um verdadeiro embaixador do Abruzzo, Alessio representou a região nas edições de 2018 e 2019 da Settimana della Cucina Regionale Italiana.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page