top of page

Frango à caçadora, um ícone da mesa toscana, feito por um chef toscano

Atualizado: 9 de jun. de 2020




Na nossa campanha para você começar em casa a sua viagem à Itália, trazemos o passo a passo deste famoso prato, elaborado com exclusividade por Duccio Pistolesi, uma referência da cozinha toscana

O chef Duccio Pistolesi (foto: Divulgação)


Antes de explorar, dentro da cozinha do chef Duccio Pistolesi, alguns sabores da Toscana, vale um aviso rápido: na quarta (dia 3), publicamos mais um roteiro da nossa série Comece em casa a sua viagem à Itália. Nele, viajamos, virtualmente, pelas regiões da Toscana e da Umbria, fazendo o mesmo percurso que estava programado no nosso catálogo. Além de informações históricas das paradas e muitas fotos, oferecemos alguns extras, como uma playlist, vídeos e indicações de comida, filmes e livros relacionados às duas regiões já citadas (se você ainda não viu, basta acessar esse link).


De volta ao tema deste post, tivemos a honra e o privilégio de receber um vídeo exclusivo de Duccio Pistolesi, produzido na cozinha da casa dele e direcionado aos nossos seguidores. Chef profissional e professor de culinária, ele elabora uma das mais conhecidas receitas da sua região natal, o pollo alla cacciatora (frango à caçadora, em português).

A receita do chef Duccio Pistolesi (foto: Divulgação)


Na Toscana, as ditas carnes de caça, como javali, lebre, coelho e aves selvagens, estão presentes em vários pratos típicos. Esses tradicionais preparos costumam ir ao forno ou ser elaborados in umido, um cozimento na panela com pouco líquido, no qual a carne ganha a companhia de vegetais e um banho de vinho tinto ou branco. As carnes de caça tampém são usadas na Toscana para potencializar molhos de massas, a exemplo de pappardelle al ragù di cinghiale (com molho de javali) ou sugo di lepre (molho de lebre). Obviamente, o frango não consta da lista de carnes de caça. No passado, ele era servido em dia de festa ou aos domingos nas mesas dos camponeses. Seu prato ganhava sabor e cor com os ingredientes frescos colhidos nas hortas e o vinho produzido no interior das propriedades rurais. O nome “alla cacciatora” da receita, além de uma remissão natural ao cozimento in umido das carnes de caça, está provavelmente associado ao uso de alho e alecrim no tempero, um hábito que os antigos caçadores toscanos adotavam para dar mais sabor ao preparo de suas carnes. No vídeo abaixo, o chef Duccio usou a carne de ave que ele tinha disponível em casa, a de galinha-d'angola, mas nem a proporção de carne nem os outros ingredientes mudam para a receita com frango. Buon appetito!



SOBRE O CHEF

Duccio Pistolesi

O chef construiu a sua carreira trabalhando em restaurantes tradicionais da sua Toscana e girando o mundo, prestando consultoria inclusive no Brasil. Em 2018, voltou à premiada Osteria di Passignano, onde deu seus primeiros passos na profissão, na comune de Tavarnelle Val di Pesa, província de Florença. Recentemente foi contratado pela Fiorentina para ser o chef da cozinha do restaurante do clube de futebol e nos eventos promovidos pela diretoria do time. Também atua como professor na Cordon Bleu de Florença e na Fonte de Medici, escola de cozinha do grupo Antinori, no coração da região do Chianti Classico. Em São Paulo, ele participou das últimas duas edições da Settimana della Cucina Regionale Italiana, nos anos de 2018 e 2019.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page