O chef siciliano Giovanni Guarneri, do Don Camillo, em Siracusa, e suas receitas

Atualizado: Mai 6




Conheça um pouco mais sobre um dos grandes nomes da gastronomia da Sicilia e aprenda a fazer uma pasta com peixe, uma tagliata de atum e uma sopa de abobrinha ótima para dias frios

Chef Giovanni Guarneri na cozinha do restaurante Don Camillo (foto: Divulgação)


Na terça passada (dia 14), prosseguimos com a nossa série Comece em casa a sua viagem à Itália” e viajamos, virtualmente, pelo roteiro Polvani que inclui as regiões da Sicilia e Calabria (se você não viu, basta acessar esse link). Hoje, ainda num clima bem sulista, nosso post trata de gastronomia siciliana e de um dos seus grandes personagens.


Giovanni Guarneri é um chef de cozinha e sommelier nascido em Palermo, capital da Sicilia. Ao acompanhar seus pais para Siracusa ainda pequeno, se apaixonou pela cidade e fincou raízes. Hoje, mantém lá um famoso restaurante na belíssima Ilha de Ortigia, uma das joias do barroco siciliano. Fundador e comandante da cozinha do Don Camillo – uma homenagem ao seu pai, de quem herdou a sensibilidade culinária e o ofício de chef –, Guarneri conquistou diversos prêmios durante a sua carreira, ministrou aulas em várias escolas e institutos gastronômicos, e tornou-se um representante da cozinha siciliana em eventos ao redor do mundo. Aqui no Brasil, ele participou de três edições da Settimana della Cucina Regionale Italiana em São Paulo desde 2013. Seu restaurante está inserido no Michelin, assim como em outros guias famosos, como Gambero Rosso, Slow Food e Accademia Italiana della Cucina (onde recebeu o prêmio de Buona Cucina em 1997 e o “Piatto d’Argento”).


A seguir, confira um pouco da trajetória e do talento do chef em dois vídeos legendados por nós. No primeiro, você pode acompanhar uma visita de Guarneri ao rico mercado de Ortigia, ver a estreita ligação dele com ingredientes marinhos e observar o preparo de duas receitas famosas do Don Camillo: uma pasta caseira com peixe-azul (um designação genérica para uma família de pescados que inclui a cavala, a sardinha e a anchova) e a tagliata de atum (uma maneira fácil e bem saborosa de comer esse peixe). No segundo vídeo, Guarneri nos brinda com uma receita muito útil, saudável e deliciosa para dias mais frios: uma sopa de abobrinha (reforçada por cebola, tomate, sálvia, salsinha, vinho branco e um bom azeite extravirgem). Buon appetito!

Produção deste vídeo: Nudo e Crudo | Gambero Rosso Channel





E, para fechar o post gastronômico, uma breve mensagem do chef Giovanni Guarneri para os brasileiros:


#giovanniguarneri #ristorantedoncamillo #cozinhaitaliana #cozinhadasicilia #siracusa #cozinhadesiracusa #pastacompeixe #pastacompescado #massacompeixe #tagliatadeatum #sopadeabobrinha #fiqueemcasa #euficoemcasa #andratuttobene

POLVANI TOURS

Rua Bandeira Paulista, 600, 10º andar

Itaim Bibi – CEP 04532-001
São Paulo (SP) – Brasil

WA%20Logo_edited.png
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza
  • Spotify - círculo cinza

Calle de San Bernardo, 20, 6º
Madri - Espanha

 +34 915 328 053

   +34 649 467 934

  polvanispain@polvanitours.es

www.polvanitours.com

Via XII Ottobre, 2

Gênova - Itália

+39 010 593 351

info@polvani.it

Calle Esmeralda, 983 – C1007ABK

Buenos Aires - Argentina

+54 11 4312-7972

informes@polvani.tur.ar

www.polvani.tur.ar

© 2020 Polvani Tours

Desenvolvido por Ao Sabor da Letra | Fotos Shutterstock