top of page

Linguado com alcachofras, um prato com sabores de Molise, feito por um chef da região




Na nossa campanha para você começar em casa a sua viagem à Itália, trazemos o passo a passo de um preparo culinário elaborado por Massimo Talia, uma referência da cozinha desta região

O chef Massimo Talia (fotos: Divulgação)


Antes de explorarmos alguns sabores de Molise, com a ajuda do chef Massimo Talia, vale um aviso rápido: em um dos roteiros da nossa série Comece em casa a sua viagem à Itália, viajamos, virtualmente, pelas regiões da Campania e de Molise, fazendo o mesmo percurso que estava programado no nosso catálogo. Além de informações históricas das paradas e muitas fotos, oferecemos alguns extras, como uma playlist, vídeos e indicações de comida, filmes e livros relacionados às duas regiões já citadas (se você ainda não viu, basta acessar esse link).


De volta ao tema deste post, tivemos a honra e o privilégio de receber um vídeo exclusivo de Massimo Talia, produzido no novo restaurante dele em Termoli, o Salsedine, e direcionado aos nossos seguidores. Chef executivo do Svevia, também em Termoli, litoral de Molise, ele nos ensina a fazer filés de linguado com alcachofras (filetti di rombo ai carciofi), um prato que, além dos ingredientes bem típicos da região, traz o prestigiado azeite de oliva local no preparo.


Na pequena região de Molise, em menos de duas horas é possível sair do nível do mar e alcançar 1.450 metros de altitude – apenas 104 quilômetros separam as belas praias de Termoli das pistas de esqui de Campitello Matese. O caminho é cercado de muito verde, propriedades rurais, aldeias encravadas no alto das colinas e sítios arqueológicos. Essa proximidade entre mar e campo também marca a cozinha da região, como mostra o chef Massimo Talia com sua receita. Trata-se de um prato fácil de preparar em casa e um motivo a mais para conhecer Termoli, cidade onde se encontram os três restaurantes de Talia e uma parada estratégica para quem viaja da vizinha Puglia em direção ao Centro da Itália. Aproveite o vídeo a seguir, reproduza essa saborosa receita e buon appetito!



SOBRE O CHEF

Massimo Talia

O chef é responsável pelo sucesso do Svevia, localizado no Centro Histórico de Termoli. Recentemente, a marca deu origem a outros dois estabelecimentos: Cala Sveva Beach Club e o Salsedine, restaurante especializado em pescados – ambos às margens do Mar Adriático. A cozinha de Talia combina o passado e o presente, como o estilo de sua casa principal, onde a parte externa, do século 18, convive com a decoração minimalista do salão. O chef veio a São Paulo para representar a região de Molise em duas edições da Settimana della Cucina Regionale Italiana, em 2017 e 2018.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page