A fojata, uma torta ícone da culinária da Umbria, feita por um chef desta região

Atualizado: Jun 9




Na nossa campanha para você começar em casa a sua viagem à Itália, trazemos o passo a passo deste prato, elaborado com exclusividade por Alessandro Lestini, uma referência da cozinha umbra

O chef Alessandro Lestini (foto: Divulgação)


Antes de explorar, dentro da cozinha do chef Alessandro Lestini, alguns sabores da Umbria, vale um aviso rápido: no último dia 3, publicamos mais um roteiro da nossa série Comece em casa a sua viagem à Itália. Nele, viajamos, virtualmente, pelas regiões da Toscana e da Umbria, fazendo o mesmo percurso que estava programado no nosso catálogo. Além de informações históricas das paradas e muitas fotos, oferecemos alguns extras, como uma playlist, vídeos e indicações de comida, filmes e livros relacionados às duas regiões já citadas (se você ainda não viu, basta acessar esse link).


De volta ao tema deste post, tivemos a honra e o privilégio de receber um vídeo exclusivo de Alessandro Lestini, produzido na cozinha da casa dele e direcionado aos nossos seguidores. Chef do restaurante La Locanda del Cardinale, em Assis, ele nos ensina a fazer uma antiga e conhecida receita da sua região, a fojata.

A fojata do chef Alessandro Lestini (foto: Divulgação)


Essa torta é originária do interior da Umbria e tem registros de mais de 2 mil anos, quando já era preparada por mulheres com as folhas ou ervas selvagens colhidas nos campos por seus maridos. O nome fojata, aliás, provavelmente deriva de foglia (folha), ingrediente principal do recheio de sua massa, uma mescla de farinha de trigo, ovo, azeite, água e sal. Esse invólucro fino e delicado é tradicionalmente tratado como pasta matta (massa louca). O caráter “insano” estava somente no fato de que as pessoas geralmente misturavam os elementos dela “no olho”, algo que provocava pequenas diferenças de textura e sabor no resultado. Com o passar dos séculos, a fojata ganhou muitas versões, que variam de cidade para cidade ou de acordo com a disponibilidade de produtos em cada estação do ano. Hoje, além de ser uma popular comida de rua na Umbria, ela vai à mesa como antepasto em restaurantes típicos, quase sempre acompanhando os famosos embutidos umbros. Na receita do vídeo, Alessandro usa folhas de espinafre e adiciona cubinhos de linguiça à base vegetariana do preparo. Fica ao seu critério optar por um prato com ou sem carne. Buon appetito!



SOBRE O CHEF

Alessandro Lestini

O chef estudou cinco anos na Escola de Enogastronomia e Hotelaria de Assis, diplomando-se em 2005, com especialização em segurança e higiene no trabalho. Alessandro atuou na vizinha Toscana e em Paris, mas também dedicou parte de sua carreira para ministrar cursos de formação profissional na Itália e no exterior. Voltou à Umbria em 2015 para assumir a cozinha do Le Melograne, em Torgiano, no hotel da família Lungarotti, tradicional produtora de vinhos e azeites. Desde o ano passado é chef do La Locanda del Cardinale, restaurante em prédio histórico no Centro de Assis. Em São Paulo, ele participou das edições de 2014, 2015 e 2017 da Settimana della Cucina Regionale Italiana.



#alessandrolestini #chefalessandrolestini #cozinhaitaliana #cozinhadaumbria #cozinhaumbra #culinariadaumbria #gastronomiadaumbria #receitasdaumbria #receitadefojata #fojata #tortaumbra #fiqueemcasa #euficoemcasa #andratuttobene

POLVANI TOURS

Rua Bandeira Paulista, 600, 10º andar

Itaim Bibi – CEP 04532-001
São Paulo (SP) – Brasil

WA%20Logo_edited.png
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza
  • Spotify - círculo cinza

Calle de San Bernardo, 20, 6º
Madri - Espanha

 +34 915 328 053

   +34 649 467 934

  polvanispain@polvanitours.es

www.polvanitours.com

Via XII Ottobre, 2

Gênova - Itália

+39 010 593 351

info@polvani.it

Calle Esmeralda, 983 – C1007ABK

Buenos Aires - Argentina

+54 11 4312-7972

informes@polvani.tur.ar

www.polvani.tur.ar

© 2020 Polvani Tours

Desenvolvido por Ao Sabor da Letra | Fotos Shutterstock